Lisboa, 25 de julho de 2024 – A IBM e a Blue Chip Portugal, líder em soluções de software, anunciam a implementação de uma solução de segurança empresarial robusta e inovadora, utilizando a plataforma IBM LinuxONE. Este projeto visa oferecer aos seus clientes um sistema de segurança de alto desempenho, altamente escalável e com consumo reduzido de energia.
Com a adoção do IBM LinuxONE, a Blue Chip pode agora oferecer uma plataforma segura e capaz de escalar mais rapidamente do que outras arquiteturas. As soluções de segurança, que geralmente requerem mais recursos, beneficiam do desempenho superior e encriptação de hardware do IBM LinuxONE, permitindo à Blue Chip reduzir o espaço utilizado no datacenter para operar todas as soluções de segurança desenvolvidas pela sua equipa de SOC.
Através da separação de partições lógicas disponível na plataforma (LPARs) e de tecnologia de conteinerização, a Blue Chip conseguiu migrar e adaptar uma solução existente de gestão documental para um novo modelo de arquitetura e disponibilização de software (Containers). Com o suporte do IBM LinuxONE, Red Hat Enterprise Linux e Red Hat OpenShift, a Blue Chip pode agora desenvolver e implementar soluções seguras mais rapidamente, permitindo que essas tecnologias alcancem pequenas empresas a um custo muito baixo.
Esta colaboração surge da necessidade que a Blue Chip tinha em encontrar um sistema de alto desempenho para operar soluções internas, com alta escalabilidade, nível de segurança empresarial, e sempre com baixo consumo de energia.
“Com o IBM LinuxOne, a IBM oferece um sistema que combina a abertura do Linux com a segurança empresarial e a disponibilidade de desempenho. Foi concebido para as cargas de trabalho mais exigentes e responde aos desafios de setores altamente regulados. Por exemplo, consolidar cargas de trabalho Linux em 5 sistemas IBM LinuxONE Emperor 4, em vez de os executar em servidores x86 comparados em condições semelhantes, pode reduzir o consumo de energia em 75%, o espaço em 50% e a pegada de CO2e em mais de 850 toneladas métricas anualmente”, afirmou Lara Campos Tropa, Infrastructure & Cloud Leader, IBM Portugal.
Para Tiago Calado, Managing Director da Blue Chip Portugal, “Podemos fornecer aos nossos clientes uma plataforma capaz de integrar o mundo do código aberto com arquiteturas empresariais. Foi muito importante para a nossa estratégia encontrar uma solução que fosse muito segura e com um desempenho superior. O IBM LinuxONE foi a resposta. Para além disso, permite-nos reduzir a nossa pegada de carbono e contribuirmos para o nosso plano de sustentabilidade.”
A estratégia da Blue Chip passa por criar soluções de software de segurança e gestão documental com qualidade empresarial a um custo reduzido para os clientes finais. Investindo em hardware, software licenciado (ESA) e com a sua equipa de serviços geridos, a Blue Chip está capacitada para fornecer uma solução completa. A decisão de optar por uma parceria com a IBM passa pelas vantagens da plataforma IBM LinuxONE em termos de desempenho, segurança e escalabilidade, em comparação com outras plataformas existentes no mercado.
Com esta solução da IBM, os clientes finais da Blue Chip não precisam investir em hardware nem software para proteger sua infraestrutura. A Blue Chip pode oferecer uma solução completa, combinando tecnologia e serviços, a um custo mais baixo em comparação com o investimento inicial necessário. Os clientes finais da Blue Chip poderão, assim, implementar e manter a segurança nas suas infraestruturas, a um custo reduzido.
Para mais informações sobre esta solução oferecida pela IBM e Blue Chip, visite https://www.ibm.com/linuxone.
Por IBM em Comunicado de Imprensa, 25/07/2024